O meu visto saiu, e agora?

Após aceitar uma proposta para trabalhar em Portugal, começa o processo para obtenção do visto de trabalho, que costuma demorar de 2 a 3 meses desde o início do seu processo, e que deixa todos ansiosos para o seu resultado final. Quando o visto enfim é concedido, bate aquela questão: e agora? Confira abaixo 5 pontos importantes que aconteceram comigo.

Compra das Passagens

Este o início de tudo, com a definição da data da chegada a Portugal. Eu escolhi chegar no sábado de manhã, assim tinha o domingo para me recuperar do voo e começar a me ambientar no novo país, sem ter que começar a correr atrás de todas as questões burocráticas no dia seguinte.

Infelizmente comprar uma passagem em cima da hora é muito caro, então no meu caso eu embarquei 35 dias após a chegada do meu visto de trabalho, tempo também suficiente para terminar de acertar a minha vida no Brasil.

Reserva da Hospedagem

Com a passagem em mãos, agora é a hora de fechar a reserva da hospedagem, que pode ser em Hotel, Airbnb, Pousada e etc. A dica aqui é tentar reservar 1 mês, para poder ter tempo hábil para escolher a sua futura casa em Portugal.

Eu reservei apenas 16 dias e fui obrigado a achar outro Airbnb já em Portugal, para que tivesse tempo de finalizar o arrendamento do meu imóvel. Dependendo da época em que você chegar, os preços podem estar lá em cima!

Aluguel do Carro

Este é um ponto opcional, mas que não deixa de ser importante. Com carro, tudo fica mais fácil, inclusive a busca por imóveis para o arrendamento. Procure os sites especializados em reservas de carros, eles costumam ser mais baratos do que as próprias locadoras.

Lembre-se que além do valor do aluguel, você precisará pagar o seguro no momento de retirar o veículo, fora deixar um valor de caução com a locadora, que costuma ficar na casa dos 300 euros.

Quanto dinheiro levar?

Essa é a dúvida que todos têm, mas que é difícil de encontrar uma resposta padrão. É importante calcular um valor médio para 15-30 dias, enquanto você não tenha uma conta em um banco português. No meu caso eu trouxe 1.200 euros e foram mais do que suficientes, mas eu também tinha dois cartões de crédito brasileiros, para emergências. Não vale a pena sair usando os cartões do Brasil por conta do IOF e da taxa de câmbio que acaba oscilando muito.

Fechando as malas

Quantas malas você pretende levar? Não se esqueça que a bagagem de porão é paga a parte e precisa ser contratada junto com as passagens, e cada mala deve possuir um peso total de 23kg.

Duas dicas importantes: compre uma balança de mala, para facilitar na pesagem e caso você tenha malas em sua casa, pese-as vazias. Eu tinha um conjunto de malas com 8 anos de vida e estas malas pesavam muito! Acabei deixando de trazer coisas por causa deste peso extra das malas!

Despedidas

Não deixe de se despedir das pessoas que você ama, dos seus amigos do passado e de locais que você se sente bem, como um parque ou estádio de futebol. Não deixe de comer aquelas comidas que você tanto ama, pois o sabor deles será diferente no novo país. As despedidas costumam ser duras, mas são necessárias para o nosso crescimento e nos trarão boas lembranças no futuro.

Escrito por Mário Pravato Junior

Carolina Sobral