Fui chamado para uma entrevista em Portugal, e agora?

Com certeza essa é uma das perguntas que eu mais recebo no LinkedIn, desde que assumi o papel de Embaixador de Acolhimento no mês de fevereiro. Listei algumas dicas que podem ajudar aos candidatos brasileiros, vamos lá:

Conheça o mapa de Portugal

Pode parecer brincadeira, mas existem pessoas que não sabem apontar no mapa onde ficam as cidades de Lisboa e do Porto, por exemplo. Após receber o primeiro contato do recrutador e ficar sabendo a localidade da vaga, é muito importante abrir o mapa e ver onde a cidade está localizada.

Fora isso, você precisa ter a noção das cidades em volta, pois em caso de trabalho no regime “teletrabalho” ou home-office, você pode morar em qualquer cidade portuguesa, como em cidades menores e com preços de arrendamentos mais atrativos, fora o custo de vida da cidade em si.

Conheça o seu custo de vida aproximado

Falando em custo de vida, você tem ideia do seu custo aproximado? Essa informação é importantíssima antes da primeira entrevista, caso contrário você jamais saberá se a sua pretensão salarial é suficiente.

Para calcular o custo de vida, eu sugiro pesquisar arrendamento na cidade escolhida, tirar uma média e somar com isso os valores de energia elétrica, água, gás, internet, TV a cabo, telemóvel, transporte e supermercado. Não se esqueça de reservar um valor para diversão e cultura e também uma reserva de emergência.

Muitos destes valores são facilmente pesquisados na internet, mas qualquer dúvida eu posso auxiliar pelo meu perfil no LinkedIn.

Uma coisa que percebi morando em Portugal, é que aqui gasta-se muito pouco nos passeios, em comparação com São Paulo, por exemplo. A grande maioria dos shoppings centers não cobram estacionamento, e existem diversas opções de lazer para as crianças, também a custo zero.

Qual pretensão salarial devo pedir?

Agora que você encontrou o seu custo de vida aproximado, o ideal é que você faça a sua pedida salarial em termos líquidos, pois morando no Brasil, é impossível conhecer os descontos legais aplicados em Portugal. Informe ao recrutador que você deseja ganhar X mil euros líquidos e ele se encarregará de encontrar o valor bruto, conforme o modelo de contratação de cada vaga.

Tire todas as dúvidas possíveis

Muitas pessoas me procuram após o primeiro contato com a empresa portuguesa, com diversas dúvidas que poderiam ter sido sanadas logo na primeira conversa. Não tenha vergonha de perguntar o modelo de contratação, a localização do cliente, se o trabalho será presencial ou não, qual o tipo de visto de trabalho e por aí vai.

Algumas informações são extremamente necessárias para que você faça o seu planejado para a mudança de país.

Por fim, mudar-se para Portugal é o seu grande sonho? Então deixe isto claro desde o primeiro momento!

Escrito por Mário Pravato Junior

Carolina Sobral