Como manter os amigos quando se trabalha no estrangeiro

Com as redes sociais ficou muito mais fácil conversar com os amigos e familiares morando no exterior, mas como manter o vínculo com os amigos, mesmo com um oceano de distância?

Eu uso algumas das dicas abaixo e tenho obtido êxito, mesmo 11 meses depois da minha chegada em terras Lusitanas.

Assuntos próximos

O que me liga facilmente a muitos amigos é o futebol, seja o brasileiro ou o futebol na europa. Mesmo não conseguindo assistir alguns jogos do Brasil por conta do fuso, vou atrás das informações sobre a partida para poder conversar com meus amigos em alguns grupos de WhatsApp.

Aos amigos que não gostam de futebol, costumo compartilhar experiências do dia a dia, alguma foto curiosa ou informação relevante que possa impactar tanto o Brasil como Portugal.

Fuso Horário

Mais uma vez o fuso horário entra como “inimigo” aqui, muitas vezes escrevemos para as pessoas durante a manhã, mas para elas ainda é madrugada no Brasil. O mesmo ocorre ao contrário: recebo muitas mensagens após à meia-noite, quando são apenas 8 horas da noite no Brasil.

Mas com o tempo todos se acostumam e a comunicação segue desta forma, sempre com respostas chegando após algumas horas. Para quem gosta de fazer videochamadas, é sempre importante encontrar um horário em comum, onde os dois lados possam falar com calma.

Casar as idas ao Brasil

Para quem pretende ir ao Brasil visitar a família, uma boa dica é tentar casar a viagem com algumas datas importantes, como casamentos, aniversários e etc.

Também é importante reservar alguns dias para rever os amigos. Você não vai conseguir rever todos, mas quando muitos fazem parte do mesmo grupo, o ideal é marcar um almoço ou jantar para rever o máximo possível de amigos.

Escrito por Mário Pravato Junior

Carolina Sobral